Descritores - SAEB
Língua Portuguesa - Identificar o uso de recursos persuasivos em textos verbais e não verbais.
Língua Portuguesa - Identificar elementos constitutivos de textos pertencentes ao domínio jornalístico/midiático.
Língua Portuguesa - Identificar formas de organização de textos normativos, legais e/ou reivindicatórios.
Língua Portuguesa - Identificar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos.
Língua Portuguesa - Identificar elementos constitutivos de gêneros de divulgação científica.
Língua Portuguesa - Analisar elementos constitutivos de textos pertencentes ao domínio literário.
Língua Portuguesa - Analisar a intertextualidade entre textos literários ou entre estes e outros textos verbais ou não verbais.
Língua Portuguesa - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários.
Língua Portuguesa - Analisar efeitos de sentido produzido pelo uso de formas de apropriação textual (paráfrase, citação etc.).
Língua Portuguesa - Inferir informações implícitas em distintos textos.
Língua Portuguesa - Distinguir fatos de opiniões em textos.
Língua Portuguesa - Inferir, em textos multissemióticos, efeitos de humor, ironia e/ou crítica.
Língua Portuguesa - Analisar marcas de parcialidade em textos jornalísticos.
Língua Portuguesa - Analisar a relação temática entre diferentes gêneros jornalísticos.
Língua Portuguesa - Analisar os efeitos de sentido decorrentes dos mecanismos de construção de textos jornalísticos/midiáticos.
Língua Portuguesa - Avaliar diferentes graus de parcialidade em textos jornalísticos.
Língua Portuguesa - Avaliar a fidedignidade de informações sobre um mesmo fato divulgado em diferentes veículos e mídias.
Língua Portuguesa - Identificar os recursos de modalização em textos diversos.
Língua Portuguesa - Analisar o uso de figuras de linguagem como estratégia argumentativa.
Língua Portuguesa - Analisar os efeitos de sentido dos tempos, modos e/ou vozes verbais com base no gênero textual e na intenção comunicativa.
Língua Portuguesa - Analisar os mecanismos que contribuem para a progressão textual.
Língua Portuguesa - Analisar os processos de referenciação lexical e pronominal.
Língua Portuguesa - Analisar as variedades linguísticas em textos.
Língua Portuguesa - Analisar os efeitos de sentido produzidos pelo uso de modalizadores em textos diversos.
Língua Portuguesa - Avaliar a adequação das variedades linguísticas em contextos de uso.
Língua Portuguesa - Avaliar a eficácia das estratégias argumentativas em textos de diferentes gêneros.
Língua Portuguesa - Produzir texto em língua portuguesa, de acordo com o gênero textual e o tema demandados.
Artes - Reconhecer artistas que contribuíram para o desenvolvimento e a disseminação de diferentes gêneros e estilos nas artes visuais, dança, música e teatro.
Artes - Identificar diferentes formas de registro das artes por meio de notação ou procedimentos e técnicas de áudio e audiovisual.
Artes - Identificar os usos de diferentes tecnologias e recursos digitais na produção e circulação das linguagens artísticas.
Artes - Analisar formas, gêneros e estilos distintos de artes visuais e dança, em diferentes contextos, por meio de seus elementos constitutivos.
Artes - Analisar formas, gêneros e estilos distintos de música e teatro em diferentes contextos, por meio de seus elementos constitutivos.
Artes - Analisar o papel dos profissionais e a utilização dos equipamentos culturais no sistema de produção e circulação das artes visuais, dança, música e teatro.
Artes - Analisar a função do tema como projeto integrador das diferentes linguagens artísticas.
Artes - Avaliar nas linguagens artísticas a diversidade do patrimônio cultural da humanidade (material e imaterial), em especial o brasileiro, a partir de suas diferentes matrizes.
Artes - Avaliar produções que inter-relacionam diferentes linguagens artísticas.
Artes - Avaliar o papel das diversas linguagens artísticas no questionamento de estereótipos e preconceitos.
Educação Física - Identificar as diferentes valências físicas necessárias à realização de práticas corporais (jogos eletrônicos, lutas, práticas corporais de aventura, ginásticas, esportes e dança).
Educação Física - Identificar o valor do patrimônio urbano e natural nas vivências das práticas corporais de aventura urbana e na natureza.
Educação Física - Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas.
Educação Física - Analisar as práticas corporais frente à disponibilidade de locais para sua vivência.
Educação Física - Diferenciar os esportes com base nos critérios de sua lógica interna.
Educação Física - Diferenciar as danças urbanas, seus elementos constitutivos e seu valor cultural nas demais manifestações da dança.
Educação Física - Analisar as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização das práticas corporais, com ênfase nas lutas.
Educação Física - Avaliar a multiplicidade de padrões de estética corporal disseminados pela mídia, que geram uma prática excessiva de exercícios e o uso de recursos ergogênicos.
Educação Física - Avaliar os problemas presentes nos esportes e abordados pela mídia, tais como doping, violência ou corrupção.
Educação Física - Avaliar a relação entre as práticas corporais e a promoção da saúde.
Inglês - Identificar a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual, pistas gráficas e/ou aspectos linguísticos.
Inglês - Identificar o assunto de um texto, a partir de sua organização, de palavras cognatas e/ou de palavras formadas por afixação.
Inglês - Localizar informações específicas, a partir de diferentes objetivos de leitura, em textos em língua inglesa.
Inglês - Reconhecer elementos de forma e/ou conteúdo de textos de cunho artístico-cultural (artes, literatura, música, dança, festividades, entre outros) em língua inglesa.
Inglês - Identificar os recursos verbais e/ou não verbais que contribuem para a construção da argumentação em textos em língua inglesa.
Inglês - Contrapor perspectivas sobre um mesmo assunto em textos em língua inglesa.
Inglês - Distinguir fatos de opiniões em textos em língua inglesa.
Inglês - Avaliar o uso do léxico (tais como palavras polissêmicas ou expressões metafóricas) em textos em língua inglesa.
Inglês - Avaliar a qualidade e a validade das informações veiculadas em textos de língua inglesa, incluindo textos provenientes de ambientes virtuais.
Inglês - Avaliar a presença, no mundo globalizado, da língua inglesa e/ou de produtos culturais de países de língua inglesa.
Matemática - Escrever números racionais (representação fracionária ou decimal finita) em sua representação por algarismos ou em língua materna OU Associar o registro numérico ao registro em língua materna.
Matemática - Compor OU Decompor números racionais positivos (representação decimal finita) na forma aditiva, ou em suas ordens, ou em adições e multiplicações.
Matemática - Identificar irracionais. números racionais ou irracionais.
Matemática - Comparar OU Ordenar números reais, com ou sem suporte da reta numérica OU Aproximar números reais para múltiplos da potência de 10 mais próxima.
Matemática - Calcular o resultado de adições, subtrações, multiplicações ou divisões envolvendo números reais.
Matemática - Calcular o resultado de potenciação ou radiciação envolvendo números reais.
Matemática - Representar frações menores ou maiores que a unidade por meio de representações pictóricas OU Associar frações a representações pictóricas.
Matemática - Identificar frações equivalentes.
Matemática - Converter uma representação de um número racional positivo para outra representação.
Matemática - Determinar uma fração geratriz para uma dízima periódica.
Matemática - Identificar um número natural como primo, composto, "múltiplo/fator de" ou “divisor de" OU Identificar a decomposição de um número natural em fatores primos OU Relacionar as propriedades aritméticas (primo, composto, "múltiplo/fator de" ou “divisor de") de um número natural à sua decomposição em fatores primos.
Matemática - Resolver problemas de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação envolvendo números reais, inclusive notação científica.
Matemática - Resolver problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.
Matemática - Resolver problemas que envolvam porcentagens, incluindo os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais.
Matemática - Resolver problemas que envolvam as ideias de múltiplo, divisor, máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum.
Matemática - Resolver uma equação polinomial de 1º grau.
Matemática - Inferir uma equação, inequação polinomial de 1º grau ou um sistema de equações de 1º grau com duas incógnitas que modela um problema.
Matemática - Identificar uma representação algébrica para o padrão ou a regularidade de uma sequência de números racionais OU Representar algebricamente o padrão ou a regularidade de uma sequência de números racionais.
Matemática - Identificar representações algébricas equivalentes.
Matemática - Associar uma equação polinomial de 1º grau com duas variáveis a uma reta no plano cartesiano.
Matemática - Inferir uma equação polinomial de 2º grau que modela um problema.
Matemática - Resolver uma equação polinomial de 2º grau.
Matemática - Associar uma das representações de uma função afim ou quadrática a outra de suas representações (tabular, algébrica, gráfica) OU Associar uma situação que envolva função afim ou quadrática a uma das suas representações (tabular, algébrica, gráfica).
Matemática - Álgebra está contemplada como estratégia nas habilidades “Resolver problemas” da unidade temática Números. Por isso, não foi incluída a habilidade “Resolver problemas que possam ser representados por equações de 1º grau”.
Matemática - Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta ou inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisões proporcionais e taxa de variação.
Matemática - Resolver problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas.
Matemática - Resolver problemas que possam ser representados por sistema de equações de 1º grau com duas incógnitas.
Matemática - Resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau.
Matemática - Resolver problemas que envolvam função afim.
Matemática - Identificar, no plano cartesiano, figuras obtidas por uma ou mais transformações geométricas (reflexão, translação, rotação).
Matemática - Relacionar o número de vértices, faces ou arestas de prismas ou pirâmides, em função do seu polígono da base.
Matemática - Relacionar objetos tridimensionais às suas planificações ou vistas.
Matemática - Classificar polígonos em regulares e não regulares.
Matemática - Identificar propriedades e relações existentes entre os elementos de um triângulo (condição de existência, relações de ordem entre as medidas dos lados e as medidas dos ângulos internos, soma dos ângulos internos, determinar medida de um ângulo interno ou externo).
Matemática - Classificar triângulos ou quadriláteros em relação aos lados ou aos ângulos internos.
Matemática - Reconhecer polígonos semelhantes ou as relações existentes entre ângulos e lados correspondentes nesses tipos de polígonos.
Matemática - Reconhecer circunferência/círculo como lugares geométricos, seus elementos (centro, raio, diâmetro, corda, arco, ângulo central, ângulo inscrito).
Matemática - Identificar retas ou segmentos de retas concorrentes, paralelos ou perpendiculares.
Matemática - Identificar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
Matemática - Descrever OU Esboçar o deslocamento de pessoas e/ou objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.), plantas de ambientes ou vistas, de acordo com condições dadas.
Matemática - Construir/Desenhar figuras geométricas planas ou espaciais que satisfaçam condições dadas.
Matemática - Resolver problemas que envolvam relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, ângulos internos ou externos de polígonos ou cevianas (altura, bissetriz, mediana, mediatriz) de polígonos.
Matemática - Resolver problemas que envolvam relações métricas do triângulo retângulo, incluindo o teorema de Pitágoras.
Matemática - Resolver problemas que envolvam polígonos semelhantes.
Matemática - Resolver problemas que envolvam aplicação das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por transversais.
Matemática - Resolver problemas que envolvam relações entre os elementos de uma circunferência/círculo (raio, diâmetro, corda, arco, ângulo central, ângulo inscrito).
Matemática - Determinar o ponto médio de um segmento de reta ou a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano.
Matemática - Resolver problemas que envolvam medidas de grandezas (comprimento, massa, tempo, temperatura, capacidade ou volume) em que haja conversões entre unidades mais usuais.
Matemática - Resolver problemas que envolvam perímetro de figuras planas.
Matemática - Resolver problemas que envolvam área de figuras planas.
Matemática - Resolver problemas que envolvam volume de prismas retos ou cilindros retos.
Matemática - Identificar os indivíduos (universo ou população-alvo da pesquisa), as variáveis e os tipos de variáveis (quantitativas ou categóricas) em um conjunto de dados.
Matemática - Representar OU Associar os dados de uma pesquisa estatística ou de um levantamento em listas, tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos, de linhas, de setores, ou em histograma).
Matemática - Inferir a finalidade da realização de uma pesquisa estatística ou de um levantamento, dada uma tabela (simples ou de dupla entrada) ou gráfico (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos, de linhas, de setores ou em histograma) com os dados dessa pesquisa.
Matemática - Interpretar o significado das medidas de tendência central (média aritmética simples, moda e mediana) ou da amplitude.
Matemática - Calcular os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média aritmética simples, moda ou mediana).
Matemática - Resolver problemas que envolvam dados estatísticos apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos, de linhas, de setores ou em histograma).
Matemática - Argumentar OU Analisar argumentações/conclusões com base nos dados apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos, de linhas, de setores ou em histograma).
Matemática - Explicar/Descrever os passos para a realização de uma pesquisa estatística ou de um levantamento.
Matemática - Resolver problemas que envolvam a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios equiprováveis independentes ou dependentes.