O eu, o outro e o nós
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
LINGUAGEM
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
O EU, O OUTRO E O NÓS
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
O EU, O OUTRO E O NÓS
RACIOCÍNIO LÓGICO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
O EU, O OUTRO E O NÓS
RACIOCÍNIO LÓGICO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
EU, MEUS AMIGOS E O PROFESSOR
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
O EU, O OUTRO E O NÓS
EU, MEUS AMIGOS E O PROFESSOR
PNA
Demonstra valorização das características de seu corpo, nas diversas atividades das quais participa?
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
O EU, O OUTRO E O NÓS
LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA
Consegue falar sobre algumas características (festas, comidas, costumes, entre outros) da região onde mora?
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
O EU, O OUTRO E O NÓS
RACIOCÍNIO LÓGICO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
EU, MEUS AMIGOS E O PROFESSOR
Corpo, gestos e movimentos
(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
MOTRICIDADE
PNA
Demonstra controle e adequação do uso de seu corpo durante a participação em jogos e brincadeiras?
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
Traços, sons, cores e formas
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
ESCUTA
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
Escuta, fala, pensamento e imaginação
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EU, MEUS AMIGOS E O PROFESSOR
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
MEMÓRIA FONOLÓGICA
COMPREENSÃO DE TEXTOS
LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
LINGUAGEM
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
LINGUAGEM E COMPREENSÃO ORAL
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
LINGUAGEM
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
PNA
Manipula-se os sons da fala, por meio de rimas, aliterações, músicas, trava-línguas e brincadeiras orais?
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FONÊMICA
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
ESCRITA OU ESCRITA DO NOME
CONHECIMENTO ALFABÉTICO
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FONÊMICA
NOMEAÇÃO AUTOMÁTICA RÁPIDA
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
MEMÓRIA FONOLÓGICA
PNA
Escrita ou escrita do nome: habilidade de escrever, a pedido, letras isoladas ou o próprio nome.
LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
LINGUAGEM
MOTRICIDADE
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
LOCALIZAÇÃO, POSICIONAMENTO, ESPACIALIDADE, DIRECIONALIDADE
(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
TEMPO
QUANTIDADE E PORÇÕES SIMPLES ENVOLVENDO NÚMEROS DE APENAS UM ALGARISMO
QUANTIDADE E PROPORÇÃO SIMPLES
QUANTIDADE, ALGARISMO, PROPORÇÕES SIMPLES
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
QUANTIDADE, ALGARISMO, PROPORÇÕES SIMPLES ENVOLVENDO NÚMEROS DE APENAS UM ALGARISMO
QUANTIDADE, ALGARISMO, PROPORÇÕES SIMPLES
QUANTIDADE E PROPORÇÃO SIMPLES
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
QUANTIDADE E PORÇÕES SIMPLES
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
FORMAS GEOMÉTRICAS ELEMENTARES
NOMEAÇÃO AUTOMÁTICA RÁPIDA DE OBJETOS OU CORES
NOMEAÇÃO AUTOMÁTICA RÁPIDA DE OBJETOS E CORES
TAMANHO
PNA
Arrisca-se a comparar e estabelecer relações entre tamanhos diferentes maiores, menores e mesmo tamanho?
QUANTIDADE E PROPORÇÃO SIMPLES
PESO E VOLUME
PNA
Arrisca-se a comparar e estabelecer relações entre pesos e tamanhos diferentes, como cheio e vazio, leve e pesado?
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
MEMÓRIA FONOLÓGICA
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
BNCC
Vivencia os ciclos de vida de plantas e animais? Percebe suas fases? Percebe a passagem do tempo?
LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SOMA, SUBTRAÇÃO
LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO