Escolha uma coleção da Editora do Brasil

O eu, o outro e o nós

Product Image

(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Consegue falar sobre algumas emoções básicas (tristeza, raiva, alegria, medo e nojo)?

(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Consegue falar sobre as partes do corpo?

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

MEMÓRIA FONOLÓGICA
PNA

Consegue compreender informações dadas para agir de acordo com elas?

LINGUAGEM E COMPREENSÃO ORAL
PNA

Consegue se expressar com intencionalidade?

(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

LINGUAGEM
PNA

Compreende orientações e instruções de jogos e tarefas?

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

O EU, O OUTRO E O NÓS
BNCC

Demonstra solidariedade com os colegas?

BNCC

Arrisca-se nas situações desenvolvendo estratégias para ajudar a buscar soluções?

BNCC

Preocupa-se em conhecer os desejos dos amigos?

BNCC

Considera as opiniões e sentimentos dos outros em brincadeiras e jogos?

BNCC

Respeita ideias e opiniões diferentes das suas?

BNCC

Considera as opiniões e os sentimentos dos outros em brincadeiras e jogos?

EU, MEUS AMIGOS E O PROFESSOR
PNA

Manifesta oposição a qualquer forma de discriminação?

PNA

Ajuda os colegas durante as atividades?

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

O EU, O OUTRO E O NÓS
BNCC

Demonstra autoconfiança?

BNCC

Arrisca-se nas situações desenvolvendo estratégias para solucionar um problema?

BNCC

Sabe reconhecer conquistas e limitações de forma independente?

PNA

Demonstra independência a qualquer forma de discriminação?

PNA

Demonstra independência na realização de atividades das quais participa?

RACIOCÍNIO LÓGICO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
PNA

Identifica uma situação-problema?

PNA

Cria hipótese para solucionar a situação-problema?

EU, MEUS AMIGOS E O PROFESSOR
PNA

Consegue se concentrar nas tarefas?

PNA

Consegue realizar as atividades de maneira independente?

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

O EU, O OUTRO E O NÓS
BNCC

Busca de forma independente se relacionar com outras crianças?

BNCC

Coopera para a interação do grupo?

PNA

Tem atitudes de participação e cooperação em jogos e brincadeiras?

EU, MEUS AMIGOS E O PROFESSOR
PNA

Participa das atividades em grupo?

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

O EU, O OUTRO E O NÓS
BNCC

Demonstra entender o que o outro expressa?

RACIOCÍNIO LÓGICO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
PNA

Verbaliza estratégias utilizadas para solucionar situações-problema?

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Discute assuntos e ideias com a mediação de um adulto?

EU, MEUS AMIGOS E O PROFESSOR
PNA

Compartilha ideias com o grupo?

LINGUAGEM
PNA

Consegue discutir assuntos e ideias com mediação do adulto?

PNA

Comunica suas ideias e sentimentos aos outros?

PNA

Com a mediação do adulto, consegue discutir assuntos e ideias?

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

O EU, O OUTRO E O NÓS
BNCC

Reconhece suas características físicas?

BNCC

Convive com as diferentes entre as pessoas de forma respeitosa?

BNCC

Interessa-se em conhecer diferentes características físicas?

EU, MEUS AMIGOS E O PROFESSOR
PNA

Demonstra valorização das características de seu corpo, nas diversas atividades das quais participa?

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

O EU, O OUTRO E O NÓS
BNCC

Convive de forma respeitosa com diferentes culturas?

BNCC

Demonstra interesse em conhecer diferentes culturas?

BNCC

Demonstra interesse em conhecê-las?

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Consegue falar sobre algumas características (festas, comidas, costumes, entre outros) da região onde mora?

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

O EU, O OUTRO E O NÓS
BNCC

Age com tolerância e respeito quando contrariado?

BNCC

Aceita com tranquilidade quando manifestam opiniões diferentes e discordantes da sua?

BNCC

Reconhece existência de regras e combinados?

BNCC

Procura compreender e respeitar regras e combinados?

BNCC

Combina regras com os colegas durante as brincadeiras?

BNCC

Resolve seus conflitos com autonomia?

RACIOCÍNIO LÓGICO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
PNA

Verbaliza estratégias utilizadas para solucionar situações problemas ou conflituosas?

EU, MEUS AMIGOS E O PROFESSOR
PNA

Interage de maneira adequada com os colegas e o professor?

Corpo, gestos e movimentos

Product Image

(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

LOCALIZAÇÃO, POSICIONAMENTO, ESPACIALIDADE, DIRECIONALIDADE
PNA

Identifica objetos e espaços (à frente, atrás, em cima, embaixo, perto, longe, entre outros)?

PNA

Identifica direções e sentidos (direita, esquerda, subir, descer)?

(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

ESCUTA
PNA

Segue três comandos diferentes?

LINGUAGEM
PNA

Compreende comando e instruções de jogos e tarefas?

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
BNCC

Expressa-se por meio de ações em vivências variadas?

BNCC

Expressa-se corporalmente com intencionalidade?

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
BNCC

Tem consciência corporal?

BNCC

Demonstra controle dos movimentos em brincadeiras, dança e representações?

BNCC

Age com intencionalidade?

BNCC

Procura formas de expressão por meio de ações em vivências variadas?

BNCC

Demonstra interesse em conhecer diferentes culturas?

MOTRICIDADE
PNA

Demonstra controle e adequação do uso de seu corpo durante a participação em jogos e brincadeiras?

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
BNCC

Reconhece hábitos de higiene e autocuidado?

BNCC

Apresenta autonomia em cuidar da aparência e da saúde?

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
BNCC

Experimenta movimentos diversos?

BNCC

Arrisca-se a criar formas de expressão com o corpo?

BNCC

Expressa-se com intencionalidade, dançando e combinando movimentos?

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
BNCC

Desenvolve habilidades manuais com autonomia?

BNCC

Apresenta autonomia em habilidades manuais?

MOTRICIDADE
PNA

Faz atividades de pintura sem sair do limite do desenho?

PNA

Faz colagem de forma adequada?

PNA

Segue o traçado de linhas de maneira adequada?

PNA

Consegue jogar objetos para atingir um alvo como no jogo de boliche?

PNA

Coordena com precisão e eficiência habilidades motoras para a pega e o manuseio de diferentes materiais de montar e empilhar?

PNA

Faz pinturas utilizando diferentes materiais (lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta guache, entre outros), respeitando a delimitação das margens?

PNA

Cobriu os tracejados das letras cursivas minúscula?

Traços, sons, cores e formas

Product Image

(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

ESCUTA
PNA

Lembra a repete sequências de sons?

(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
BNCC

Interessa-se por diferentes tipos de sons e ritmos?

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
BNCC

Vivencia experiências estéticas e artísticas?

BNCC

Cria produções artísticas com intencionalidade?

MOTRICIDADE
PNA

Desenha figuras mais próximas da realidade?

(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
BNCC

Reconhece as fontes sonoras do ambiente?

BNCC

Participa de propostas de brincadeira sonoras variadas com confiança?

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
BNCC

Reconhece as fontes sonoras do ambiente?

BNCC

Manipula instrumentos e objetos sonoros de forma exploratória?

BNCC

Interessa-se pelas propostas de exploração e experimentação de materiais?

BNCC

Diferencia sons?

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Product Image

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

EU, MEUS AMIGOS E O PROFESSOR
PNA

Mantém diálogos com os colegas e com o professor?

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

CONCEITOS SOBRE A ESCRITA
PNA

Reconhece convenções de escrita (da esquerda para direita, de cima para baixo)?

ESCUTA
PNA

Escuta atentamente narrativas longas?

EU, MEUS AMIGOS E O PROFESSOR
PNA

Concentra-se nas atividades?

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Compreende os textos lidos pelo professor?

(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Elabora e conta narrativas?

PNA

Relata fatos e rotina?

PNA

Lembra de fatos da história contada?

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

MEMÓRIA FONOLÓGICA
PNA

Utiliza informações para responder às perguntas?

COMPREENSÃO DE TEXTOS
PNA

Identifica os personagens dos textos?

PNA

Reconhece ações dos personagens do texto?

PNA

Estabelece relações com os acontecimentos dos textos?

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Faz perguntas para o professor e para os colegas?

PNA

Usa forma de interrogação: Onde? Como? Quando?

PNA

Responde a perguntas simples sobre acontecimentos do dia a dia?

PNA

Discute o assunto da história durante a leitura feita pelo professor?

LINGUAGEM
PNA

Faz perguntas ao professor e aos colegas?

(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Conta e inventa histórias?

(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Consegue se lembrar das palavras de poemas, cantigas ou parlendas?

(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

MOTRICIDADE
PNA

Faz o traçado das letras de maneira esperada?

PNA

Coordena com precisão e eficiência habilidades motoras para a pega e o manuseio e materiais riscantes em traçados e desenhos?

PNA

Coordena com precisão e eficiência habilidades motoras para a pega e o manuseio de materiais riscantes em traçados e empilhar?

PNA

Consegue escrever cada uma das letras aprendidas?

PNA

Consegue escrever algumas palavras que comecem com os sons das letras estudadas até o momento?

PNA

Consegue escrever a letra da cantiga 'Pirulito que bata, bate?'

PNA

Consegue escrever cada letra aprendida?

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

LINGUAGEM E COMPREENSÃO ORAL
PNA

Utiliza vocabulário ampliano para se expressar com intencionalidade?

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
BNCC

Relata fatos e acontecimentos importantes?

BNCC

Experimenta expressar suas opiniões e emoções através de registros gráficos?

LINGUAGEM
PNA

Comunica suas ideias e sentimentos com desenvoltura?

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
PNA

Arrisca-se a identificar e produzir rimas e aliterações?

PNA

Manipula-se os sons da fala, por meio de rimas, aliterações, músicas, trava-línguas e brincadeiras orais?

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
BNCC

Experimenta aplicar outras palavras a fim de criar rimas e aliterações em atividades?

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FONÊMICA
PNA

Identifica rimas e aliterações?

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
BNCC

Identifica títulos literários por meio dos personagens ilustrados?

BNCC

Descreve o enredo das histórias a fim de justificar escolhas?

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
BNCC

Compreende o enredo de histórias?

BNCC

Reconta histórias sem o apoio de imagens?

BNCC

Reconta com intencionalidade histórias ouvidas definindo contextos e personagens?

BNCC

Retoma detalhes da história?

BNCC

Arrisca-se no reconto de histórias?

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Reconto os principais pontos de uma história que acabou de escutar?

(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
BNCC

Identifica os personagens dos textos?

BNCC

Reconhece ações dos personagens do texto?

BNCC

Emprega as ações da história na ordem correta?

BNCC

Descreve os acontecimentos com riqueza de detalhes?

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Lembra-se de partes de uma história e faz recontos curtos?

PNA

Reconta os principais pontos de uma história que acabou de escutar?

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
BNCC

Seleciona fatos e acontecimentos com sequência temporal?

BNCC

Desenvolve um enredo com início, meio e fim?

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
BNCC

Reconhece diferentes gêneros textuais por meio da observação estrutural?

BNCC

Arrisca hipóteses sobre textos, parlendas, trava-línguas, cantigas e adivinhas?

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
BNCC

Nomeia os livros por meio da leitura de imagens da capa?

BNCC

Experimenta recontar parte da história com base no seu repertório?

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

ESCRITA OU ESCRITA DO NOME
PNA

Estabelece relação entre a escrita e a representação sonora das letras para arriscar hipótese?

PNA

Estabelece relação entre a escrita e a representação sonora das letras?

PNA

Identifica e escreve letras?

CONHECIMENTO ALFABÉTICO
PNA

Reconhece a escrita da letra A?

PNA

Reconhece a escrita das letras B à I?

PNA

Identifica a representação sonora das letras B, C, D, E, F, G, H e I nas palavras?

PNA

Reconhece a escrita das letras J à R?

PNA

Reconhece as escritas das letras S, T, U, V, W, X, Y e Z?

PNA

Identifica a representação sonora das letras S, T, U, V, W, X, Y e Z nas palavras?

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
PNA

Estabelece relações entre letras e sons?

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FONÊMICA
PNA

Tem consciência de palavras, sílabas, fonemas etc.?

NOMEAÇÃO AUTOMÁTICA RÁPIDA
PNA

Reconhece as letras do alfabeto?

PNA

Nomeia e escreve com facilidade as letras quando apresentadas ou ditadas?

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
BNCC

Arrisca escrita de palavras de forma espontânea para compor registros de atividades?

BNCC

Estabelece relações coerentes entre a escrita e a representação sonora das letras?

BNCC

Experimenta testar sua escrita em situações do cotidiano?

MEMÓRIA FONOLÓGICA
PNA

Escrita ou escrita do nome: habilidade de escrever, a pedido, letras isoladas ou o próprio nome.

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Consegue expressar e descrever palavras que foram trabalhadas?

PNA

Expressa e descreve as palavras trabalhadas na unidade?

PNA

Expressa suas ideias, preferências e conhecimentos sobre palavras?

LINGUAGEM
PNA

Sabe o que significam as palavras trabalhas ?

MOTRICIDADE
PNA

Escreve algumas palavras que começam com os sons das letras estudadas até o momento?

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Product Image

(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

LOCALIZAÇÃO, POSICIONAMENTO, ESPACIALIDADE, DIRECIONALIDADE
PNA

Estabelece percursos de um ponto a outro com intencionalidade?

(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Fala sobre os principais tipos de meio de transporte ?

PNA

Cita algumas regras no trânsito?

(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Nomeia objetos rápida e acuradamente?

(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

TEMPO
PNA

Diferencia o dia da noite e seus astros?

PNA

Estabelece relações entre ações do passado, do presente e do futuro?

(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

TEMPO
PNA

Estabelece relações entre ações passadas, do presente e do futuro?

QUANTIDADE E PORÇÕES SIMPLES ENVOLVENDO NÚMEROS DE APENAS UM ALGARISMO
PNA

Arrisca-se em recitações explorando sequências numéricas cada vez maiores?

QUANTIDADE E PROPORÇÃO SIMPLES
PNA

Arrisca-se em recitações explorando sequências numéricas além de 10?

PNA

Arrisca-se em recitações explorando sequências númericas além do 10?

QUANTIDADE, ALGARISMO, PROPORÇÕES SIMPLES
PNA

Arrisca-se em recitações até 20, no mínimo?

(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

QUANTIDADE, ALGARISMO, PROPORÇÕES SIMPLES ENVOLVENDO NÚMEROS DE APENAS UM ALGARISMO
PNA

Identifica quantidades?

PNA

Reconhece algarismos de 1 a 8?

PNA

Realiza o traçado dos algarismos de 1 a 8?

QUANTIDADE, ALGARISMO, PROPORÇÕES SIMPLES
PNA

Reconhece algarismos de 0 a 9?

PNA

Realiza o traçado dos números até 18?

PNA

Realiza o traçado dos números até 20?

QUANTIDADE E PROPORÇÃO SIMPLES
PNA

Arrisca-se a identificar quantidades até, no mínimo 15?

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

QUANTIDADE E PORÇÕES SIMPLES
PNA

Compara e estabelece relação entre quantidades (muitos, poucos, nenhum, mesma quantidade)?

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
BNCC

Seleciona objetos e materiais?

BNCC

Utiliza diferentes critérios (tamanho, altura etc.) para classificá-los?

BNCC

Utiliza diferentes critérios (peso, cor, forma, tipo, uso etc.) para classificá-los?

FORMAS GEOMÉTRICAS ELEMENTARES
PNA

Manipula figuras geométricas com intencionalidade?

NOMEAÇÃO AUTOMÁTICA RÁPIDA DE OBJETOS OU CORES
PNA

Identifica objetos, alimentos e/ou cores com facilidade?

PNA

Estabelece relações entre elementos que compõem um conjunto?

PNA

Estabelece relações entre objetos, alimentos ou cores que compõem um conjunto?

NOMEAÇÃO AUTOMÁTICA RÁPIDA DE OBJETOS E CORES
PNA

Estabelece relações entre objetos que compõem um conjunto?

TAMANHO
PNA

Classifica diferentes tamanhos como pequeno, grande?

PNA

Arrisca-se a comparar e estabelecer relações entre tamanhos diferentes maiores, menores e mesmo tamanho?

QUANTIDADE E PROPORÇÃO SIMPLES
PNA

Estabelece relação entre quantidades: muito, pouco, nenhum, mesma quantidade?

PESO E VOLUME
PNA

Arrisca-se a comparar e estabelecer relações entre pesos e tamanhos diferentes, como cheio e vazio, leve e pesado?

(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
BNCC

Nota transformações em experimentos?

BNCC

Expressa-se sobre as transformações por meio da formulação de hipótese?

BNCC

Expressa-se sobre as transformações formulando hipóteses?

(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

MEMÓRIA FONOLÓGICA
PNA

Utilizam informações para responder às perguntas?

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
BNCC

Demonstra interesse por fenômenos naturais?

BNCC

Busca solucionar questões referentes à natureza?

BNCC

Vivencia os ciclos de vida de plantas e animais? Percebe suas fases? Percebe a passagem do tempo?

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Fala sobre as etapas da água até chegar nas torneiras das pessoas?

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
BNCC

Reconhece diferentes formas de registros?

BNCC

Manipula múltiplas linguagens?

BNCC

Busca solucionar questões referentes à natureza?

SOMA, SUBTRAÇÃO
PNA

Resolve pequenos problemas que envolvem os conceitos de adição e subtração?

LINGUAGEM ORAL E VOCABULÁRIO
PNA

Consegue falar sobre o Sistema Solar, planetas, estrelas e satélites.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

PESO E VOLUME
PNA

Classifica diferentes pesos e volumes?

PNA

Arrisca-se a comparar e estabelecer relações entre pesos e tamanhos diferentes?

FORMAS GEOMÉTRICAS ELEMENTARES
PNA

Reconhece figuras geométricas bidimensionais e tridimensionais?

PNA

Compara semelhanças e diferenças entre as formas?